quinta-feira, 18 de dezembro de 2008

Boletim da quarta feira

Notícias da Grécia

- Estudantes manifestaram-se durante a manhã em frente do tribunal central em Atenas contra as prisões. Até agora cerca de 400 pessoas foram presas o algumas são culpada pela nova lei anti-terrorismo.

- De manhã, depois da Reunião Geral dos Trabalhadores da Resistência, esses decidiram ocupar o prédio da Federação Geral dos Trabalhadores (GSSE) em Atenas. Declararam por meio de cantos e cartazes seu apoio aos presos.
A seguir, à tarde, milhares de trabalhadores concentraram-se numa grande manifestação no centro de Atenas. Declararam claramente: "Somos contra o assassinato de um estudante de 15 anos e contra a violenta política do estado que aterroriza e mata pessoas nos lugares de trabalho" (tvxs.gr)

P.C., amigo italiano em Atenas, escreveu:
"Hoje os membros do sindicato das estafetas (Delivery, Souvlaki..) - que em prevelência aderem à área anárquica - fartos de se não sentirem representados pelo Federação dos Trabalhadores assaltaram a sede da Federação, juntamente a outros trabalhadores.
Agora guardam a entrada com aquelas típicas bandeiras anárquicas que estão na moda cá (vou enviar-te as fotos): tacos de baseball com lencinhos pretos e vermelhos em cima.
Os trabalhadores - não os sindicalistas - controlam a sede central dos sindicatos da Grécia. (Trata-se dum prédio bastante elegante que agora se encontra coberto por duas faixas enormes e uma bandeira anárquica com quatro andares de comprimento).
Uma greve geral está marcada para amanhã. A manifestação começa às 12 (ou seja às 13.30, segundo o que é de costume). Não sei o que foi organizado pelos anárquicos pois não passei pelo ASOE. De certeza vai haver uso de gás (os novos abastecimentos de lacrimogéneos chegados do Israel), mas se prevê chuva.
Vou-te dizer"

- Reunião geral dos Estudantes. Os estudantes resolveram continuar a resistência. Organizaram um grande concerto com vários artistas e gupos para sexta feira (19) no centro de Atenas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário