terça-feira, 30 de dezembro de 2008

Alguns pensamentos na situacao grega

23/12/2008 um pouco antes das 06h00:
Autocarro de MAT (acronimo grego para as Forcas Especiais da Policia para o restabelecimento da ordem) foi disparada duas vezes na area Goudi, na rua que cerca o terreno do politecnico em Zografou). Ninguem foi ferido, mas as autoridades dizem que os tiros originaram do interior do politecnico. Nos ultimos dias, as autoridades estao a discutir para abulir o asilo na universidade (na Grecia nao e permitido a policia para entrar em universidades), assim que a violencia armada desculpia-o. Ate hoje o governo e a policia estao a pedir permissao do senado para abulir o asilo da universidade, mas o senado nao a dava.
23/12/2008 ~22h00:
O senado da universidade foi mandado um ultimato para que dar permissao de abulir o asilo universitario, mas ele ainda nao da permissao. O ministro de interior e a policia pediram que os ocupantes do politecnico partiram do terreno universitario imediatamente, e se eles nao vao embora, a policia entrara. Os ocupantes nao foram embora; no contrario eles pediram (via radio-internet etc.) ao publico para ir entrar a universidade, de modo que haja mais gente para defender o asilo na universidade.
23/12/2008 ~23h00:
Depois uma hora, o politecnico ficava cheio de gente, e um pouco depois disso, as autoridades anunciaram que MAT finalmente nao entraria na universidade.
Estes paragrafos sao so para dizer que NOS podemos mudar coisas. Que os povos devem definir as suas necessidades e podem tomar qualquer initiativa para cumprir-las.
A Grecia estava em ditatura ate o ano 1974 (como Portugal), mas estava o unico pais da europa que teve uma ditatura no estilo da America latina: o pais estava ocupado pelas forcas armadas gregas. A revolucao contras os ditadores foi iniciada pela insurreicao dos estudantes em 1973, quando, alem de outros crimes medonhos, os tanques entraram no politecnico de Atenas matandos a gente. Apos a ditadura, o asilo universitario integra finalmente nos leis do pais em 1982.
No resto do mundo o asilo universitario serve para a liberdade academica e a troca livre de ideias, mas nao inclui a proibicao de entrada na universidades para a policia. Por examplo, nos EUA a grande maioria das universidades esta guardado por oficiais da policia, enquando as maiores universidades tem seus proprios departamentos da policia. No Reino Unido a policia pode entrar nas universidades livremente, enquando no passado os professores tinham recibido notas que nao e permitido para falar sobre assuntos que podem ofender os estudantes, como o aborto ou a eutanasia.
A rebeliao grega dos dias anteriores naturalmente tem caracteristicas locais, mas consegiu a fazer visivel a coneccao entre as circunstancias socias, a situacao economica, e a arrogancia da policia (a melhor manheira a chamar o seu comportamento). Se o movimento grego deve ser espalhado ao redor (isso ja aconteceu; movimentos de solidariedade ocorreram em muitos paises e cidades em todos os continentes), uma imitacao cega nao vai produzir nenhum resultado. Por examplo, e provavelmente verdadeiro que a tais motins e a tao jogo de coqueteis molotov, as policias de EU reagiriam disparando muito mais facilmente do que na Grecia. No mesmo modo, na Grecia o asilo universitario faz as universidades lugais onde a policia nao pode entrar, a por isso a gente podem se segurar dentro daquelas areas; no contrario noutros paises nao ha tais areas segurados contra a policia.
Mas isso nao significa que os eventos gregos nao podem se repetir. A imaginacao pode criar novas opurtinadades, e movimentos espontaneos poderiam vir acima com algum outro tipo de conveniencia a tomar o lugar da ausencia da policia em certas areas na Grecia. Apesar tudo, a insurreicao grega foi inflamada espontaneosamente apos o assassinato do Alexis. Os modos em que a insurreicao grega pode se repetir podia ser uma materia de conversa muito frutuosa.
Este esforco nao pertence a Grecia sozinha. Os problemas da Grecia sao problemas de um mundo capitalista e profundamente repressivo. O que aconteceu nas barricadas gregas esta a acontecer noutros sitios tambem, em tudo o mundo. Nos esperamos que as frutas de nossos esforcos e insurreicoes renderao um melhor mundo para todos. O tempo veio que os povos nao podem ficar mais para baixo.
Esperamos para um nucleo de movimentos mais duros, exijindo tudo o que nao esta dado a nos.

3 comentários:

  1. meus caros... O pessoal só faz merda, compram armas, roubam e tal.. o que é que querem??? o xabalo de 14 anos que morreu, morreu e morreu mt bem.. deixem de fazer merda que a policia nao vos faz nada... Querem andar ao tiro, porque é que nao andam entre vocês... deixem-se de merdas e enfiem as armas que tem em casa pelo cu...
    POLICIA É ATIRAR A MATAR.

    ResponderExcluir
  2. Bom dia! E muito importante:

    http://gataescondida.wordpress.com/2009/07/04/a-liberdade-de-expressao-e-a-blogoesfera/

    Bem-hajam!

    ResponderExcluir