sexta-feira, 19 de dezembro de 2008

Boletim da quinta feira

Ontem na Grécia.

- Uma manifestação geral do sistema de ensino teve lugar ao meiodia em Atenas. Milhares di pessoas - estudantes, universitários e professores juntos com familiares e outros - marcharam pelas ruas, contudo fosse um dia de chuva.
Depois da manifestação ocorreram choques entre polícias e extremistas na zona da Universidade Nomiki. A polícia atacou também uns passantes e aprisionou mais três pessoas que não tinham feito nada (a imputação oficial é resistência à autoridade). A câmara duma televisão internet gravou a captura dum jovem, preso só por ter tirado umas fotos.
Muitas pessoas do sistema de ensino manifestaram-se também em Tessalónica, Pátras e outras cidades.

A universidade Nomiki ocupada, 18Dez


- Imigrantes e refugiados marcharam - juntamente com outras pessoas - à noite em Atenas para declarar solidariedade com os gregos. Embora fosse uma manifestação totalmente pacífica, a polícia fechou o caminho para impedir que chegasse ao prédio da União Europeia para protestar contra a nova lei sobre a imigração na Europa.

- A maioria das escolas e das universidades continuam ocupadas.

- Mais 5 rádios locais foram ocupadas nas cidades de Corfu, Esparta e Tripoli

- Hoje (19) vai haver um grande concerto no centro de Atenas. As manifestações continuam.
- Até os mais cépticos começam admitir que se trata de um movimento de resistência e não só da reacção emotiva de raiva pelo assassínio dum rapaz. Quem ainda não admite são o governo e a comunicação social.

- Algumas fotos dos últimos dias mostravam "extremistas" de "caras tapadas" juntos aos polícias depois das destruições. Um video gravado ontem (18) na ilha de Creta mostra quatro pessoas de caras cobertas "aprisionarem" um manifestante que invoca ajuda enquanto uns passantes tantam reagir. Alguns dos passantes afirmaram que esses "extremistas" chegaram numa carrinha da polícia.

2 comentários:

  1. Tenho traduzido alguns comunicados e outro material:
    http://velha-toupeira.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Tem-se postado alguma coisa e aqui e divulgado.
    Casa Viva? Porto?
    Curioso.
    Bom domingo.
    Spartakus
    www.bandeiranegra1.wordpress.com

    ResponderExcluir